fbpx }

 

São lesões encontradas principalmente no intestino grosso, se apresentam como elevações da mucosa, podendo ou não  serem pediculados. Existem vários tipos de pólipos, porém os de maior importância são 02 grupos: os Hiperplásticos e os Adenomatosos (Tubulares, Túbulo-Vilosos e Vilosos). Em pessoas acima de 50 anos é muito frequente encontrar essas lesões durante o exame de Vídeo –Colonoscopia, que é o que visualiza todo o intestino grosso, porém ultimamente,  tem-se observado cada vez mais pólipos em pessoas abaixo desta faixa etária.

Atualmente, tem-se dado tanta importância para os Pólipos Intestinais (principalmente os adenomatosos), pois descobriu-se  que são deles  que derivam-se a maioria dos Tumores Intestinais. É fundamental retirá-los precocemente, pois com o passar dos anos,  eles vão aumentando de tamanho, vão também sofrendo um processo de transformação chamado Displasia, e com isso a chance de tornar-se Maligno aumenta.

planeta-intestino-polipos-intestinais

Antes do advento do exame da Vídeo-Colonoscopia, quando descobria-se  acidentalmente um Pólipo por Raio X contrastado do Intestino (Enema Opaco), o paciente deveria ser submetido a uma cirurgia para abertura intestinal e retirada do mesmo. Após o surgimento da Vídeo-Colonoscopia, estes pólipos são retirados por dentro do próprio aparelho, sem precisar fazer cortes na barriga (Laparotomia), a menos que que eles sejam muito grandes  ou com sua base muito infiltrada (aderida a parede intestinal) que não sairá pelo aparelho.

O grande problema é que estes pólipos na sua grande maioria NÃO causam nenhum tipo de sintomas, e por causa disso,  indica-se realizar  Vídeo-Colonoscopia  nas pessoas acima de 50 anos, com exceção das pessoas que tiverem sintomas suspeitos, sendo que o Coloproctologista  poderá indicar este exame em qualquer idade,  e outra situação são em pessoas que tem história familiar de Câncer Intestinal, que recomenda-se realizar após os 40 anos.

Já que existe um exame, que pode prevenir  o câncer intestinal, retirando os pólipos, não perca tempo!

 

Share This