fbpx }

Para começo de conversa, notar sangue ao evacuar/defecar, ou no papel higiênico ou nas fezes, é uma queixa muito comum no dia-a-dia do especialista (Coloproctologista). Dificilmente alguém passará por esta vida, sem ter tido algum episódio de sangramento anal ao defecar.

É um sintoma que sempre traz algum tipo de preocupação ao paciente. Pode ocorrer em qualquer idade, ou seja, tanto em crianças, jovens, adultos e idosos.

Sempre que um paciente vem à consulta com queixa de ter notado sangramento pelo ânus, é importante questioná-lo sobre alguns detalhes como: o sangramento é apenas quando defeca ou também ocorre durante o dia sem relação com a defecação (nota na roupa íntima manchas de sangue); o sangramento é notado apenas no papel higiênico ou é no vaso sanitário (“pinga ou goteja”) em maior quantidade ou é junto com as fezes; qual a cor do sangue expelido, bem “vivo” (avermelhado) ou mais escuro ou mais em forma de coágulos.

São informações que auxiliam e muito no diagnóstico, obviamente que poderão, ou não, existir outros sintomas associados como: dor anal, dificuldade para evacuar (intestino preso) sensação de que não conseguiu esvaziar o intestino após o ato defecatório, coceira no ânus, precisar auxiliar com a mão para poder retirar as fezes, entre outros.

As causas de sangramento anal são diversas, sendo as mais comuns: hemorróidas internas, fissura anal, prolapso da mucosa retal, divertículos intestinais, doença inflamatória intestinal (Retocolite ou Doença de Crohn), radioterapia abdominal(Retite Actínica), traumatismo ano-retal , Angiodisplasia e o tão temido Câncer Intestinal.

O tratamento para cada uma destas doenças é distinto, muitas são resolvidas apenas com tratamento clínico (com orientações do especialista e/ou medicamentos), já outras vão necessitar  de procedimentos cirúrgicos.

 

Share This