fbpx }

planeta-intestino-tratamento-das-hemorroidas

Inicialmente, vale ressaltar que Hemorroidas “Internas” todas as pessoas têm, pois estas estruturas vasculares fazem parte da nossa anatomia do canal anal desde que nascemos, por isso é incorreto dizer que tal pessoal tem Hemorróidas  e outra não, pois todos os indivíduos apresentam. Por isso, que os especialistas no assunto (Coloproctologistas) frisam em chamar de “Doença” Hemorroidária, que são quando estes vasos dilatados  estão causando algum tipo de sintoma. Todos nascem com três mamilos hemorroidários internos, e ao longo da vida pode-se adquirir, em média, mais três mamilos internos secundários.  Já as Hemorróidas Externas, algumas pessoas desenvolverão e outas nunca terão.

As Hemorróidas  Internas podem causar: prurido anal (coceira), ardência, sangramento anal ao evacuar, sensação de umidade no ânus, e quando os mamilos internos estão muito volumosos podem apresentar:  tenesmo (sensação de vontade constante de evacuar), prolapso ao defecar (nota que saem para fora ao evacuar, sendo que em alguns casos retornam espontaneamente e em outros casos necessita-se ajudar com a mão para colocar para dentro). Já as Hemorróidas  Externas, que dificilmente aparecem sem antes as internas estarem aumentadas, podem causar: dificuldade de higiene anal,  edema anal (ânus inchado), dor local com Hematoma Perianal ou Trombo Hemorroidário.

O tratamento das Hemorróidas Internas e Externas são diferentes. Os mamilos externos o tratamento é sempre cirúrgico, e indicado principalmente nos pacientes com muitas queixas.  Já o tratamento das Hemorróidas  Internas, está sendo indicado cada vez mais precocemente, como forma de profilaxia /prevenção para evitar um procedimento cirúrgico a nível hospitalar, por isso o recomendado é que no início dos sintomas, já procurar um Coloproctologista. Quando as Hemorróidas forem Mistas ( existirem as Internas e Externas juntas) deve-se operar.

Os tratamentos são inúmeros, dependendo do Tipo (externas e/ou internas) e do Grau das Hemorróidas  (I,II,III e IV grau), sendo que muitos são realizados em consultório : laserterapia endoanal , crioterapia, infra-red (infravermelho) , ligadura elástica,  escleroterapia com ácido fênico e /ou glicerina, PPH, entre outros.

Vale salientar, que tratamentos realizados para doenças hemorroidárias com pomadas, supositórios, comprimidos para varizes, são apenas paliativos, sendo que o problema não é resolvido, apenas amenizado, sendo que a pessoa vai postergando o tratamento definitivo.

 

Share This