CARBOIDRATOS COMPLEXOS:
Os Carboidratos também chamados de Glicídios ou Açúcares, são a principal fonte de energia para os seres vivos e também participam da estrutura do nosso Genoma (DNA e RNA). Logo, a sua importância para nós é fundamental e deve estar presente na nossa dieta diária.
Porém, existem alguns Carboidratos chamados Complexos (Oligossacarídeos), em que a digestão é mais complicada, e pelo fato de algumas pessoas terem a deficiência de uma enzima chamada ALFA GALACTOSIDASE, quando se alimentam com estes, ocorrem:
- Dor Abdominal (na Barriga);
- Distensão Abdominal (Barriga “inchada”);
- Plenitude Pós-Prandial (sensação que ingeriu uma quantidade grande de alimentos e na verdade foi pouco);
- Digestão Lenta.
Veja a lista abaixo, quais são os Carboidratos Complexos:
- CEREAIS: arroz, aveia, centeio, cevada, milho, granola, trigo
- FRUTAS: banana, damasco, uva, laranja, kiwi, maçã
- LEGUMES: feijão, ervilha, beterraba, grão de bico, lentilha
- OLEAGINOSAS: amendoim, amêndoas, avelã, castanhas, pinhão, nozes
- VEGETAIS: alho-poró, batata, brócolis, cebola, cogumelo, couve, pimentão, repolho
Se você tem os sintomas acima citados após se alimentar com alguns destes alimentos, possivelmente você tem deficiência da Alfa Galactosidase.
A boa notícia é que já existe à venda nas farmácias esta enzima, para ser utilizada nas refeições, porém procure o seu médico especialista para lhe prescrever a dose correta e lhe pedir exames apropriados antes, para descartar outras patologias como Colelitíase (“pedra na vesícula”), Esteatose Hepática (“gordura no fígado”), Gastrite e Úlcera, Doença do Refluxo Gastro-Esofágico, entre outros.
50